Mensageiro » Blog Archive » Seminário sobre dependência química na Comunhão recebe pacientes de dois centros de recuperação
Leia mais notícias...

Eventos

Seminário sobre dependência química na Comunhão recebe pacientes de dois centros de recuperação

27/09 | Editado por: Marcos Giesteira
Este post já recebeu 441 views
Baixe este post em PDF

No último domingo (24/9), a Comunhão Espírita de Brasília realizou o 11º Seminário de Dependência Química. Com a plateia lotada, o médico psiquiatra Wesley de Assis Pereira discorreu pela manhã sobre “a Psicoeducação de Base Espírita”. O objetivo do encontro, que contou com a presença de pacientes de dois centros de recuperação – Salve a Si e Casa Azul – foi fornecer bases seguras para a construção de novas atitudes a partir de pensamentos assertivos que contribuam ao efetivo desejo de mudanças em si e na maneira de ver o outro.

Para o psiquiatra, o seminário não era apenas para os dependentes químicos e seus familiares, mas, sim, para todos os trabalhadores da Comunhão que atuam na área de atendimento fraterno. “Os trabalhadores da Casa também precisam saber mais sobre dependência química para poder atender no atendimento fraterno com maior profundidade; para acolher a alma e não apenas o individuo que está na condição de usuário”, disse.

Segundo o especialista, o papel da Doutrina Espírita é um compromisso inadiável como consolador prometido. “Não existe abordagem mais profunda nesse campo do que essa proposta de integrar a ciência e a medicina com a espiritualidade para que possa despertar a pessoa para o real significado da sua vida”, avaliou Assis.

Wesley de Assis Pereira

Ao deixar uma mensagem a todos os presentes o médico afirmou: “Se amem percebam que a experiência que estamos aqui é para que se reconectem com o amor. O amor aparece, muitas vezes, na forma de paciência, de humildade, de gratidão e de bem-estar. Por isso, busque sempre ficar em paz. Essas condições podem ser alcançadas se você tiver evidentemente com o coração ligado pelos esclarecimento e tratamento medico e espiritual”.

Na parte da tarde, o médico Wesley de Assis falou sobre “Compulsão, Ansiedade e Resiliência: O aprendizado que nasce do sofrimento?” De acordo com ele, a resiliência é um tema muito estudado atualmente para compreender a capacidade do indivíduo lidar e aprender com o sofrimento.

“Neste sentido a psicoeducação de base espírita nos orienta que o conhecimento é à base da própria vida. Não pode existir progresso sem a intervenção da sabedoria, e esta, se divide em duas forças altamente dignas: o conhecimento exterior estimulado pelo estudo e pelo aprendizado que surge com nossas vivências (resiliência) e o autoconhecimento que tem a ver com a identificação de nossa sombra interior”, explicou.

Por Isabel Carvalho/ Fotos: Rodrigo Ribeiro

Leia mais notícias...

Você deve logar para postar um comentário.