Leia mais notícias...

Geral

Estudioso faz palestra sobre religiões de matriz africana

04/07 | Editado por: Sionei Leão
Este post já recebeu 252 views
Baixe este post em PDF

O universo das religiões de matriz africana foi o tema de palestra realizada na Comunhão, na manhã do sábado, dia 4 de julho. Jefferson, o expositor, explica que a iniciativa surgiu por curiosidade dos alunos quando, dando aula, no momento que ele afirmou que não existe “kardecismo” e que não existem diversos “tipos” de espiritismo.
Em razão desse diálogo, e a pedido dos alunos, ele elaborou a palestra que se repete há três anos no ESDE.
O objetivo, segundo Jefferson, é mostrar historicamente a construção totalmente diferenciada entre as religiões de matriz africana e a doutrina espírita. O estudo mostrou que o principal problema do termo “kardecismo” é o preconceito racial velado que temos em nosso país. “Tento mostrar isso para que, como espíritas, também combatamos essa chaga moral o preconceito”, declara.
Jefferson estuda o tema há mais de 5 anos, mas nos últimos três, tem se debruçado com afinco na questão, lendo teses acadêmicas e livros de antropólogos religiosos sobre o tema, somando os livros espíritas ao repertório.
Ele disse que fica feliz de replicar a palestra com colegas que serão formadores de opinião, com a esperança que se possa construir um diálogo fraterno com todas as religiões, sem estigmatizar nenhuma das crenças em Deus.

Leia mais notícias...

Você deve logar para postar um comentário.