Leia mais notícias...

Geral

Mocidade reúne jovens na Doutrina Espírita

03/02 | Editado por: Ana Cristina Sampaio Alves
Este post já recebeu 426 views
Baixe este post em PDF

O curso Mocidade, organizado pela Diretoria de Estudos Doutrinários (DED), é destinado especificamente ao público jovem, entre 18 e 21 anos. O objetivo é transmitir os conteúdos ensinados no ESDE, com a finalidade de conhecer e vivenciar a doutrina espírita. Ao concluir, os jovens que desejarem poderão ingressar diretamente no ESME.

O Mocidade foi reaberto na Comunhão Espírita em 2010 e desde então formou mais de 60 alunos. A duração média dos estudos é de quatro meses. Segundo Daniel Pinheiro de Carvalho, coordenador do curso, “o maior desafio encontrado foi alcançar o público jovem e trazê-los para o Mocidade”.

Daniel ressalta que o apoio da Comunhão e as divulgações permanentes têm contribuído para o aumento significativo de alunos a cada semestre. “Queremos alcançar muito mais”, realça.

A doutrina espírita é uma doutrina cristã. Daniel assegura que os valores seguidos são, fundamentalmente, os ensinados por Jesus. Ressalta a caridade, a humildade e a compreensão como os principais princípios oponentes às duas maiores chagas da humanidade: o egoísmo e o orgulho.

O coordenador faz questão de incentivar a leitura do livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec, pois “aprofunda a compreensão dos valores e princípios morais dos ensinamentos de Cristo sob a ótica espírita”.

O ano de 2016 promete alterações pontuais na estruturação da equipe. Aumentar o engajamento dos jovens na execução e planejamento de atividades do Mocidade vão possibilitar sensível melhoria nos trabalhos. “As expectativas são as melhores possíveis”, garante Daniel. Ele finaliza a entrevista dizendo-se grato pelo trabalho que desempenha e rasga elogios aos alunos do Mocidade: “São jovens fantásticos, com bons ensinamentos morais e decididos a distribuir amor e felicidade”. Daniel complementa: “Isto reacende em nós a chama de esperança, renovando nossa fé  em um mundo melhor”.

Carolina Braga, 23 anos, fez o curso em 2010, concluído no tempo exato de dois anos. Afirma que as experiências obtidas a direcionaram a uma visão mais fraterna da vida. “O Mocidade tem um jeito diferente de ensinar a doutrina. Utiliza atividades extraclasse para estimular a interação entre alunos e trabalho assistencial”, afirma. Dentre as atividades, destacam-se o Evangelho no Parque, a quadrilha de festa junina do Nosso Lar, cine-pipoca, entre outras.

Matrículas

O período de matrículas teve início em 21 de janeiro e irá até 5 de fevereiro, mas é possível matricular-se até o quarto sábado de aula (serão consideradas como faltas as aulas anteriores). As aulas têm início às 17h do dia 27 de fevereiro.

Por Karina Linhares

Leia mais notícias...

Você deve logar para postar um comentário.