Leia mais notícias...

Eventos

Cursos EaD auxiliam na autoconfiança e na convivência harmônica

25/01 | Editado por: Ana Cristina Sampaio Alves | Atualizado por: Cleber Mitchell de Lima
Este post já recebeu 1.003 views
Baixe este post em PDF

O projeto de Ensino a Distância é desenvolvido pela Comunhão desde 2007 e oferece cursos por meio da metodologia EAD via internet. O objetivo é contribuir para a formação evangélico-doutrinária do maior número possível de irmãos. As aulas são ministradas com base no livro Evangelho Segundo o Espiritismo (ESE), de Allan Kardec. Durante o ano de 2015, cerca de 1.000 alunos foram atendidos.

Segundo o professor Alaciel Franklin, coordenador do Núcleo EAD desde sua criação, o foco do projeto consta do  capítulo 17 do ESE, em seu ítem 4 – “Os bons Espíritas”, que esclarece: O espiritismo não institui nenhuma nova moral; apenas facilita aos homens a compreensão e a prática da moral do Cristo. “Isso significa que a moral espírita é a mesma que a ensinada por Jesus e daí podemos concluir, com Kardec, que o verdadeiro espírita é também o verdadeiro cristão. Por isso, é natural que os espíritas se dediquem ao estudo do ESE e realizem esforços para dominar as más inclinações”, afirma.

Alaciel Franflin esclarece que o curso passou por desafios, desde sua sistematização, que propiciou formatos simples para compreensão dos conteúdos do Evangelho; passando pela estruturação do ambiente de aprendizagem Moodle e a criação de estratégias de retenção de alunos, considerando a evasão natural de aproximadamente 40% dos matriculados. O professor ressalta a dedicação dos tutores: “Preparo, amor e empenho fazem a diferença. Eles retêm os alunos e resgatam muitos desistentes. Às vezes não conseguimos o resgate, mas é certo que uma sementinha foi plantada e este irmão retornará no tempo e no momento certos”. enfatiza.

Ele assegura que o curso abrange, além de alunos de toda a parte do país, estudantes de Portugal, Estados Unidos, Canadá e Alemanha. As vantagens de fazer o curso pela internet é a flexibilidade que garante o acesso a qualquer hora e lugar e ainda a autonomia que propicia ao aluno decidir quanto e como estudar. Alaciel garante que existem muitos benefícios do estudo do Evangelho. Destaca a ênfase na alegria de viver, autoconfiança, esperança, compreensão e fortalecimento para enfrentar situações de convivência como as principais características desenvolvidas pelos praticantes. Entusiasmado, finaliza a entrevista com otimismo: “Para 2016 esperamos mais alunos, tutores formados, novos cursos, melhorias no formato de atividades, mini-cursos, uso de vídeos e muita divulgação”.

No primeiro semestre estão abertos quatro cursos: capítulo 7 – sobre a humildade; capítulo 8 – pureza do coração; capítulo 9 – brandura; e capítulo 10 – misericórdia. Para participar, são necessários alguns requisitos: leitura e redação, conhecimentos básicos de computador, acesso a internet, disponibilidade de pelo menos 5 horas semanais para dedicação ao estudo, ter acima de 16 anos e comprometimento com o curso. Estudo prévios sobre a Doutrina Espírita são desejáveis, mas não obrigatórios.

INSCRIÇÕES PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016

As inscrições estão abertas e são realizadas pelo site: http://www.comunhaoespirita.org.br. Basta clicar no quadro intitulado “EAD – Ensino a Distância da Doutrina Espírita”, situado na primeira página, e preencher o formulário de inscrição. Os cursos de 2016 começam no dias 20 de fevereiro.

Por Karina Linhares

Leia mais notícias...

Você deve logar para postar um comentário.