Leia mais notícias...

Geral

Drusos: os árabes reencarnacionistas

14/07 | Editado por: Sionei Leão
Este post já recebeu 606 views
Baixe este post em PDF

Fonte: Trecho de entrevista de Sionei Ricardo Leão e Mourad Belaciano com o embaixador de Israel no Brasil, Reda Mansour, ao site Congresso em Foco 

 

 

 

reda

O embaixador de Israel no Brasil, Reda Mansour

Foto: Divulgação

 

 

 

AppleMark

Religiosos drusos.  Foto: Divulgação

 

Existe algo na religião drusa que é singular, que é a crença na reencarnação?

Os drusos creem que o espírito de uma pessoa pode nascer em outro lugar, mas não se pensa que o espírito de um ser humano possa tornar-se de um animal. Agora, essa não é uma ideia estranha para as religiões, pois existe na parte mística, por exemplo, do judaísmo na Cabala.

 
Qual é a origem do povo druso?

Basicamente, quando falamos sobre os drusos, estamos falando de uma religião monoteísta. Nossa história começou no Cairo, em 1017, com um grupo de religiosos que se propôs a criar uma ideologia com elementos do Islã, do judaísmo e do cristianismo. Foi um movimento milenar que absorveu várias influências como a filosofia grega de Sócrates e Platão. Houve também a inclusão de ideias do Oriente como o budismo e o hinduísmo.

 

Então ser druso é uma afinidade religiosa?

Do Egito chegou-se para o Oriente Médio a identidade de um povo que não se resume a religião. Os drusos têm bandeira própria, com cinco cores. Uma conquista nossa é a de conseguirmos manter a independência enquanto povo nas regiões em que estamos, como no Líbano e na Síria. Somos também uma etnia.

 

 

drusos

Divulgação

 
E como se dá a relação entre a atividade religiosa e a atividade laica?

Dez por cento de nossa comunidade é de pessoas religiosas. Aos 15 anos, os drusos tem que se decidir se vão seguir ou não essa vocação. Portanto, a grande maioria, ou seja, 80% dos drusos são laicos. O sistema druso de relação entre laicos e religiosos facilita a convivência com a comunidade, não havendo pressão religiosa como ocorre em outras religiões. A característica do ponto de vista do vestuário religioso demonstra que nossa cultura tem tudo a ver com o que herdamos do Egito.

 

 

 Onde vivem os drusos?

Estamos em quatro países. Ao todo, somos cerca de 1,5 milhão de drusos atualmente. Há drusos na Síria, no Líbano, Israel e Jordânia. Em Israel, são120 mil. Temos também imigrantes drusos no Brasil, EUA e Austrália.

 

 

 

Leia mais notícias...

Você deve logar para postar um comentário.