Leia mais notícias...

Destaque

Angústia e ansiedade: a compreensão e terapêutica espiritual

27/08 | Editado por: Ana Cristina Sampaio Alves
Este post já recebeu 151 views
Baixe este post em PDF

Qual a diferença entre ansiedade e angústia? Como lidar com esses sentimentos, especialmente em tempos de mudança, como esse que vivemos durante a pandemia? Para esclarecer o tema de forma bem didática, o programa Papo Espírita convidou o psicólogo clínico José Carlos de Souza, que faz parte do Projeto Viver: Conversando com a Vida, de atendimento a pessoas com ideação suicida, e professor nos cursos para atendentes fraternos da Comunhão.

Segundo José Carlos de Souza, os casos de angústia, ansiedade e depressão têm crescido “assustadoramente”, especialmente nesse momento da pandemia. É o que demonstram os atendimentos clínico, psicoterápico e também das casas espíritas.

“Tanto a ansiedade como a depressão podem levar à angústia. São estados distintos, mas correlatos”, esclarece o psicólogo. Ele define ansiedade como a apreensão exagerada em relação ao futuro, que se torna uma verdadeira ameaça. Já a angústia é o sofrimento relacionado a uma ameaça no presente.

Ambas as condições têm origem fisiológica, emocional e espiritual. “A ansiedade  está se consolidando como o mal do século.  Já a angústia acomete 50% da população”, afirma José Carlos.  Ambas as situações geram somatizações no corpo e requerem tratamento.

Como a visão espiritual desses estados de sofrimento pode auxiliar a quem deles padece? E qual a melhor terapêutica para lidar com a angústia e a ansiedade? É o que a equipe do Papo Espírita esclarece no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=aIOvnDKHZMI&feature=youtu.be

Leia mais notícias...

Você deve logar para postar um comentário.