Leia mais notícias...

Destaque

O cuidado na ajuda ao próximo

22/07 | Editado por: Nicole Guimarães
Este post já recebeu 101 views
Baixe este post em PDF

Será que existe alguma regra para ajudar o próximo? Será que é necessário pensar sobre as palavras que serão ditas e sobre o que será doado?

Ruth Daia, em palestra realizada no canal da Comunhão no YouTube, abordou o tema “A regra de ajudar” e iniciou a conversa perguntando: “Como vamos doar 1kg de feijão para alguém que mora nas ruas se ele não tem fogão? ”

Esse é um exemplo que mostra a importância do cuidado na ajuda ao próximo. No caso do morador de rua, como ele não possui casa, o ideal seria doar uma comida pronta. “Precisamos ter empatia, doar com amor, olhar nos olhos. Fazer para o outro aquilo que gostaríamos que fizessem conosco”.

Existem muitas formas de ajudar: conversa, doações, mensagem de conforto, trabalho voluntário. O bem sempre volta para aqueles que o praticaram. Como disse Ruth, “todas as vezes que praticamos, sentimos um bem-estar muito grande. As coisas começam a se ajeitar na nossa vida. Saímos de nós para fazer algo pelo outro”.

Em relação à conversa fraterna, não é um momento para dar lição de moral ou fazer julgamentos. O objetivo não é saber sobre a verdade do outro, mas ser uma escuta amigável.

“Quando falamos sem ouvir, é como se estivéssemos dando uma medicação sem saber a doença que a pessoa tem. Não é com questionamentos que ajudamos, sim com o olhar amoroso”, destacou.

Além de lembrar sobre a importância das mensagens de afeto, do ouvir com o coração e do falar com brandura, Ruth finalizou ressaltando o papel do sorriso e da gratidão.

“O sorriso fraterno e acolhedor pode mudar a vida de alguém. E precisamos agradecer pelas oportunidades que recebemos para ajudar o próximo. Não importa o tamanho, ela é ajuda. Deus está satisfeito”.

Confira essa e outras palestras no canal da Comunhão no YouTube:

 

Texto: Nicole Guimarães

Revisão: Renata Caixeta

Leia mais notícias...

Você deve logar para postar um comentário.