Leia mais notícias...

Destaque

Geraldo Campetti: Jesus já combatia fake news desde a sua época

15/06 | Editado por: Ana Cristina Sampaio Alves
Este post já recebeu 123 views
Baixe este post em PDF

O vice-presidente da Federação Espírita de Brasília, Geraldo Campetti, participou da palestra deste domingo (14), ao vivo, no Youtube da Comunhão, com o tema Fake News: O que o Espiritismo tem a ver com isso?

Campetti lembrou que, apesar de ser um tema atual e oportuno, não é novo, já que vem desde o século XIX, quando essa expressão já era utilizada. Segundo ele, ganhou maior repercussão e chegou ao conhecimento do público em geral em 2016, quando Donald Trump, então candidato à presidência dos Estados Unidos, foi eleito. Época em que foram divulgadas inúmeras notícias falsas e boatos, e o assunto ganhou visibilidade em todo o mundo.

“A era que estamos vivendo é a era da informação e do conhecimento. Uma era da interatividade, da necessidade de estar em constante interação. A mais significativa de todas as evoluções está ocorrendo atualmente. É impossível ficar indiferentes a esse cenário de rápidas mudanças. É importante e até vital estarmos cientes dos impactos dessa revolução cientifica e tecnológica na sociedade”, disse o palestrante.

Campetti ressaltou que o Espiritismo não se atém à informação apenas, que Jesus fala do conhecimento, e não da informação. Citando a passagem bíblica “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, o palestrante reforçou que é importante conhecer o significado interpretado, pois isso é o conhecimento.

Para o orador espírita, a velocidade é o maior símbolo da pós-modernidade e estamos vivendo um momento avassalador, diante de tantos problemas e pela facilidade de divulgação nas redes sociais, no qual não conseguimos fazer uma avaliação mais adequada do que é verdade e do que é mentira.

Campetti lembrou que Jesus e o Espiritismo nos apontam como nos comportar diante dessas situações. Que Jesus já combatia fake news desde a sua época. Segundo ele, quando Jesus esteve entre nós e dizia “Em verdade vos digo”, Ele estava evocando o verdadeiro conhecimento, que é a verdade absoluta porque é divina, extraindo o que é falso e ilusão. O palestrante também citou diversas expressões do Evangelho Segundo o Espiritismo e de outras obras espíritas que nos ensinam como lidar com as fake news.

Segundo Campetti, é natural nos questionarmos sobre qual deve ser nossa postura e o recomendado é utilizar o discernimento: lembrar que perante as fake news devemos ser cautelosos quanto às novidades e notícias bombásticas; adotar a dúvida como segurança informacional sem julgamentos, usar a razão; levantar rigorosamente a fonte da informação; avaliar se o conteúdo é verdadeiro, útil e pertinente; evitar retransmitir conteúdos duvidosos ou suspeitos por quaisquer meios nas redes sociais.

O palestrante ressaltou que somos corresponsáveis pelo que estamos veiculando, e que a nossa veiculação deve ser a da verdade. “Lembremo-nos que somos divulgadores, influenciamos, e somos influenciados o tempo todo na vida, e consequentemente somos responsáveis pelos nossos pensamentos, palavras e ações. Pensemos então no bem, falemos sobre o bem, hajamos no bem. Assim o mundo será melhor para todos nós”, finalizou.

Por Fernanda Pinheiro.

Assista a íntegra da palestra disponível no YouTube da Comunhão:

Leia mais notícias...

Você deve logar para postar um comentário.