Leia mais notícias...

Destaque

Jefferson Bellomo: o arrependimento é o primeiro passo para quem quer ser justo

01/06 | Editado por: Ana Cristina Sampaio Alves
Este post já recebeu 126 views
Baixe este post em PDF
Na live deste domingo (31), encerrando as palestras do mês de maio, o orador espírita Jefferson Bellomo  iniciou falando sobre a importância de, nesse momento, olharmos o mundo por um olhar espiritualizado, evangelizado, pois isso muda tudo. A forma como nos relacionamos com os outros e a forma como lidamos com as nossas vidas. “É bom saber que em um momento de afastamento, existem pessoas que vibram no mesmo caminho que nós”, disse.
Com o tema “Errei, e a agora?”, Jefferson lembrou que somos todos humanos e uma caraterística fundamental de ser humano é ser imperfeito. Segundo ele, se não há imperfeições, decisões erradas, e se não olhamos para as nossas escolhas e nos arrependemos, então já seríamos Deus. E não temos a pretensão de sermos deuses.
“Sabemos que somos seres falíveis, que normalmente aprendemos por tentativa e erro. Pois quando se apresenta um fato novo, vamos tentar achar a melhor solução, sem experiência. E não sabendo o melhor caminho é provável que das várias opções que temos escolhamos a não acertada:o erro”, explicou o palestrante.
No entanto, Jefferson explicou também que nosso planeta, via de regra, é de espíritos que já ultrapassaram o seu ponto primitivo, onde só os extintos dominavam. Que sabemos o que é certo, mas temos um histórico de um comportamento que está arraigado em nós. “São milênios agindo desse jeito. Então, olhamos para o mundo, decidimos mudar e nos vemos mais uma vez repetindo os mesmos erros. O que deu errado é que temos um histórico nesse tipo de ação. E isso não se muda da noite pro dia”.
O orador lembrou que o espiritismo nos mostra que somos seres em evolução. Espíritos com uma trajetória, em período de grande construção intima, e que o arrependimento o é o primeiro passo para a pessoa que quer ser justa.”Se você se arrepende, por mais doloroso que seja o arrependimento é sinal de que você se converteu”, ressaltou.
Segundo Jefferson, na época de Jesus, o pecador era o que não praticava as leis de Deus. As pessoas acreditavam que se não fossem justas, Deus lhes puniria. As pessoas tinham pânico de cometer o pecado, sair da graça Divina, ser pessoas “desgraçadas”, que nem Deus dá valor. Mas então Jesus trouxe a Boa Nova: as pessoas deveriam se arrepender. “Não tem como voltar ao passado e consertar os atos, e vamos continuar errando. A chance de errar é sempre maior que de acertar e Jesus sabia disso, por isso pedia que olhassem pelo olhar do pai, e passassem pela conversão”, reforçou.
O palestrante afirmou que a reparação pode ser feita ainda nesta vida, que não é preciso esperar uma nova encarnação. Que não estamos no nosso melhor, na nossa potência, e que por isso, nessa vida, é possível nos arrepender e começar a reparar os nossos erros, restaurando o equilíbrio. “Deus não é um Deus punitivo, Ele é um Deus justo. Ele quer oferecer para nós o equilíbrio. Se nós desorganizamos algo, nós nos arrependemos, e a reparação é a reorganização. A desorganização feita pelo ódio é reorganizada pelo amor, a feita pela violência é reorganizada pelo perdão. Nosso processo de conversão é um processo de tentar sermos melhores do que somos o tempo todo”.
No entanto, Jefferson lembrou que mudar os hábitos nunca é fácil, é uma vigilância constante, até que se torne automática.
“Então, é nessa vida! Esse momento é único. Essa vida é única e o que temos que fazer é aqui e agora, e irá ecoar por toda a eternidade. Alcançará os milênios. Errei, e agora? Agora, arrependa-se, entenda que você errou, e repare o erro. Leve harmonia para onde levou o desequilíbrio e a partir daí tenha o firme propósito de não errar mais. Deus é amor e nos ama dando a oportunidade para que nós mesmo reparemos os nossos erros e recobremos a nossa dignidade. Arrependam-se e reparem os seus erros para que, aí sim, o mundo seja um mundo de regeneração”, finalizou o orador.
Por Fernanda Quintanilha.
Acompanhe a live completa aqui.

Leia mais notícias...

Você deve logar para postar um comentário.