Leia mais notícias...

Destaque

Entrevista: Como o amor e a solidariedade ajudam a garantir saúde e pão na mesa das famílias carentes

10/05 | Editado por: Ana Cristina Sampaio Alves
Este post já recebeu 261 views
Baixe este post em PDF

Nesta entrevista, a diretora de Promoção Social da Villa Cristã, Jucélia Ferreira, fala sobre a importância do voluntariado para minimizar os efeitos da crise  nas comunidades em situação de vulnerabilidade social, destaca que a Villa Cristã formou uma rede de apoio para levar ajuda material e espiritual às famílias assistidas e faz um convite ao exercício da fé e da caridade. Acompanhe:   

 A direção da Villa Cristã está promovendo a entrega de cestas básicas, kits de higiene, máscaras e fraldas infantis para 40 famílias da Villa Cristã em situação de vulnerabilidade social. Como as famílias têm reagido a essas doações?

 A Villa Cristã é uma grande família, na qual os voluntários e os assistidos estão em constante contato e ajuda mútua. As famílias têm agradecido imensamente o apoio recebido durante a pandemia e têm ressaltado que está sendo mais fácil passar por esse período com essas doações. Cada doação chega às famílias da Villa Cristã como um gesto de solidariedade e de muito amor.

 Quais as principais dificuldades enfrentadas pelas famílias assistidas nesse período de pandemia?

 As dificuldades se avolumam no momento da pandemia pela escassez de acesso ao sistema público de saúde local e pela perda de renda e de trabalho das famílias. Faltam meios de garantir a saúde e o pão na mesa. Só não falta amor e união. Por isso, a importância do trabalho voluntário e da prática da caridade para minimizar os efeitos dessa crise.

Como tem sido manter as atividades assistenciais durante o isolamento social? 

 A Villa Cristã está com as atividades presenciais suspensas desde março. Criamos, então, essa rede de apoio para entrega de doações às famílias assistidas e, para além disso, a Diretoria de Estudos Doutrinários da Villa tem promovido encontros em Lives de alunos e facilitadores para divulgar os estudos do Espiritismo e levar mensagens de consolo e esperança às famílias da Villa e à comunidade em geral.

Qual a importância do engajamento do voluntariado nessas ações? 

 Os voluntários são os braços da Villa Cristã junto à comunidade de Águas Lindas de Goiás. Eles estão motivados e conscientes da oportunidade e da importância de manter a assistência social às famílias que frequentam a Villa. Por isso, fazemos um convite àqueles que desejarem conhecer o trabalho da Villa Cristã que se cadastrem na Central de Voluntários da Comunhão Espírita de Brasília. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: comunhao.dps.secretaria@gmail.com. Entraremos em contato após o término da pandemia.

 Quem tiver interesse em ajudar as famílias da Villa, como e onde entregar as doações?

 Toda ajuda é muito bem-vinda. Quem puder contribuir, basta procurar o Almoxarifado Auta de Souza, localizado no jardim da Comunhão Espírita de Brasília, e entregar a sua doação. Cada doação será destinada às famílias da Villa Cristã.

 Que mensagem você deixa para todos, famílias assistidas e voluntários, para que possam enfrentar com equilíbrio esses tempos difíceis?     

Fica o nosso convite à reflexão e ao exercício íntimo da fé e da caridade. Que as famílias, os voluntários e os demais trabalhadores da Villa Cristã possam se sentir acolhidos nesse momento, na esperança de que, em breve, a Villa Cristã voltará a recebê-los de braços abertos. Que possamos seguir confiantes em Deus e na nossa capacidade de amar e de ajudar sempre.

Leia também:

“As doações chegaram na hora certa, quando já faltava o alimento”, diz mãe assistida pela Villa Cristã

Doações de voluntários ajudam famílias em Águas Lindas de Goiás a enfrentar a pandemia

Por: Arlinda Carvalho

Foto: Arquivo pessoal

Leia mais notícias...

Você deve logar para postar um comentário.