Leia mais notícias...

Destaque

Haroldo Dutra: “Evolução é construir por dentro também, não basta edificar um paraíso lá fora”

04/05 | Editado por: Nicole Guimarães | Atualizado por: Ana Cristina Sampaio Alves
Este post já recebeu 171 views
Baixe este post em PDF

Baseado na obra “A Gênese”, de Allan Kardec, o escritor e palestrante espírita Haroldo Dutra iniciou a conversa com os seguidores da Comunhão no Instagram, realizada dia 30 de abril, explicando que fomos avisados pelos Espíritos de que tudo o que está acontecendo era previsto.

“Já havia sido delineado, muitos anos atrás, o que ia acontecer. Espíritos deixaram claro que a transformação não seria por tragédias da natureza. Essa epidemia atua fortemente na nossa intimidade, no nosso interior”, contou o palestrante.

A cultura do Ocidente, diferente da do Oriente, é voltada para a vida exterior e com pouco tempo para a vida interior. Dutra lembrou a importância da prece, da meditação e do recolhimento íntimo.

“Temos pouca prática e somos voltados demais para o exterior. Evolução é construir por dentro também, não basta edificar um paraíso lá fora. Estamos sendo convidados a orar, ler e cultivar as relações. É desafiador”, destacou.

Nesse período de isolamento social, muitas situações, que antes eram jogadas para debaixo do tapete, começam a vir à tona. “Ganhamos a encarnação nesta família e neste trabalho não é à toa”.

Espectadores perguntaram se já há sinais de melhoria na humanidade e Haroldo comentou que ainda estamos vivendo o processo e ainda não é possível sentir todos os desdobramentos. “É certo: a Terra vai caminhar em direção ao mundo regenerado. O progresso dos mundos está nas Leis Divinas”.

E os espíritas nesse momento?

Apesar dos espíritas estudarem com frequência, segundo Dutra, muitos estão tendo imensa dificuldade em lidar com esse período de pandemia e quarentena.

“Por muito tempo, fizemos muita tarefa fora, como palestra, trabalhos na casa espírita, atividades assistenciais, mas cuidamos muito pouco da nossa intimidade, do nosso equilíbrio pessoal. Agora tudo isso está sendo cobrado”.

Essa dificuldade, para o mineiro, tem possível relação com a excessiva ênfase na teoria, com muitas falas e discursos bonitos. “De modo geral, o espírita já teve muitas encarnações religiosas e tem conhecimento, mas pouca ênfase na vivência cotidiana, no cultivo da transformação interior”.

O palestrante comparou a Doutrina Espírita com a situação de quando ganhamos capa de chuva, roupa impermeável e bota de borracha para utilizar em dias de chuva. “Os ensinamentos são para passarmos com serenidade pelas tempestades da vida. Se olho para a capa de chuva só para admirar, ela não terá utilidade. Usar os recursos da Doutrina na nossa vida é a mesma coisa”.

Caridade: benevolência, indulgência e perdão

A cada dia, acompanhamos o aumento no número de suicídios, de casos de depressão e de pessoas que necessitam de medicações para dormir. A maior caridade que podemos fazer ao ser humano, lembrou Haroldo, é conversar, transmitir confiança, esperança e as noções de imortalidade da alma.

Caridade é maior do que dar coisas e abrange benevolência, indulgência e perdão. “Benevolência com todos, dar o que a pessoa está precisando. Acolhimento, abraço, ouvido, conversa. Indulgência para com as imperfeições. Olhar com compaixão para os defeitos do outro é caridade. Perdão das ofensas. Ainda que te agrida, é caridade perdoar”.

A mensagem final de Haroldo Dutra foi para que prevaleça a serenidade, a confiança e que cada um faça a sua parte. “Assim, podemos pensar melhor e de maneira mais lógica. Retornar renovado e com novos hábitos”, concluiu.

Livros recomendados: A gênese, de Allan Kardec, e A caminho da luz, psicografado por Chico Xavier, pelo espírito Emmanuel.

A Livraria Mario de Carvalho tem centenas de obras espíritas e está com serviço de entrega em domicílio. Os pedidos podem ser feitos de segunda a sábado, das 13h às 18h, pelo telefone 3048-1818, ou pelo e-email livraria@comunhaoespirita.com. Em breve, livraria virtual da Comunhão.

Por Nicole Guimarães

Perdeu a palestra? Confira no nosso canal do YouTube.

Leia mais notícias...

Você deve logar para postar um comentário.