Leia mais notícias...

Geral

Dia das Crianças na Villa Cristã é marcado por atividades e confraternização das famílias 

16/10 | Editado por: Ana Cristina Sampaio Alves
Este post já recebeu 471 views
Baixe este post em PDF

Crianças e famílias da comunidade atendidas pelos projetos sociais da Villa Cristã — uma extensão Comunhão Espírita de Brasília em Águas Lindas (GO) — tiveram uma manhã atípica e cheia de atividades no último sábado (12/10), durante as comemorações do Dia da Criança. A data foi transformada em um grande Dia da Família pelos organizadores do evento: a Diretoria de Infância e Juventude (DIJ) e a Diretoria de Estudos Doutrinários da Villa.

 Ao todo, cerca de 80 pessoas, entre crianças, adolescentes e seus familiares, além de colaboradores e voluntários, participaram da confraternização, que contou com café da manhã e almoço comunitários, oficinas (gourmetslime e balão), apresentação musical, reflexões e preces para abrir e encerrar as atividades. Uma alegria contagiante tomou conta da Villa Cristã naquela manhã.

As comemorações tiveram início às 9h, quando todos em círculo deram-se as mãos para rezar o Pai-Nosso e agradecer a Deus por aquele momento especial.  Depois, foi servido um delicioso café da manhã, seguido da Alegria Cristã, com a apresentação musical de Maycon Leal, que animou a garotada com seu violão, entoando canções e ensinando coreografias infantis. Até os adolescentes “entraram na onda” e se divertiram, imitando os movimentos do  músico.

Oficinas

Depois, foi a vez das oficinas, preparadas para crianças e adolescentes de 3 a 18 anos. Enquanto isso, os adultos eram acolhidos em outra sala, onde participaram, espontaneamente, de estudos reflexivos sobre o Evangelho de Jesus, à luz da doutrina espírita.

Ao saírem das oficinas, as crianças juntaram-se novamente às suas famílias no refeitório, onde foi servido almoço, com sorvete de sobremesa. A alegria estampada nos rostos sinalizava o sucesso do evento. “Tia, foi muiiiiiito legal”, expressou Maria Rafaela, com um lindo sorriso, deixando à mostra a “janelinha” da troca dos dentes de leite.

“As atividades foram organizadas com o intuito de proporcionar às crianças um contato maior com suas famílias”, explicou a diretora de Estudos Doutrinários da Villa Cristã, Andréa Guimarães Nunes.

Engajamento da comunidade

Segundo a dirigente, as ações sociais desenvolvidas com a comunidade local não têm conotação assistencialista, e os estudos reflexivos respeitam a crença dos participantes, sem prescindir dos pilares da doutrina espírita, baseados na fé, na ciência e na religião. Ela observa que as famílias se sentem respeitadas e valorizadas e, por isso, o engajamento nos projetos tem sido expressivo.

 “As famílias têm participado bastante, e as crianças têm frequentado com regularidade a programação da evangelização. Acho que esse é o maior presente que podemos oferecer”, observou Andréa.

Evangelizar com leveza

Para a diretora de Infância e Juventude, Tassiane Nunes Garcia (chamada carinhosamente de Tatá), responsável pelo trabalho de evangelização infanto-juvenil da Villa, “as atividades são pautadas na alegria de viver e na simplicidade do Cristo, para que as crianças sintam o Evangelho com doçura e leveza”.

Segundo ela, esse é um dos desafios da evangelização. “Que a experiencia com Jesus e com o Evangelho seja sempre essa brincadeira e algo que eles possam buscar continuamente em suas vidas. Esse é o nosso desafio: plantar sementes nesses coraçõezinhos, cultivando esses belos jardins de almas”, completou Tatá, transmitindo alegria e serenidade na voz.

Inauguração da quadra esportiva

As comemorações continuarão no mês das crianças com um presente da Comunhão Espírita de Brasília, a Mantenedora da Villa Cristã: a inauguração da quadra esportiva, prevista para o próximo domingo (20).  O evento é aguardado com muita expectativa pela meninada.

Sobre a Villa Cristã

A Villa Cristã é parte de uma fazenda de quase três alqueires de área e está localizada em Águas Lindas (GO), a aproximadamente 50 km de Brasília. Foi doada à Comunhão em 2017 com pronta instalação de auditório, alojamentos para retiro, refeitório, cozinha, salas de estudos, sete casas, vestiários, horta, entre outros. A estrutura organizacional da Villa é semelhante à da Comunhão.

Texto: Arlinda Carvalho
Fotos: DED/DIJ da Villa Cristã

Leia mais notícias...

Você deve logar para postar um comentário.