Leia mais notícias...

Eventos

Alunos do ESDE recebem as boas-vindas em aula inaugural      

26/02 | Editado por: Ana Cristina Sampaio Alves
Este post já recebeu 960 views
Baixe este post em PDF

No palco do Salão Bezerra de Menezes, uma rádio do além chamada “Horizonte Espírita”, com programa ao vivo e participação especial dos espíritos dona Irene de Carvalho e André Luiz trazendo mensagens consoladoras para os ouvintes. E os desafios de uma família comum, retratada em seus dramas cotidianos.

Foi nessa ambiência teatral criativa – utilizando a arte para divulgar a mensagem consoladora de Jesus – que a Diretoria de Estudos Doutrinários (DED) da Comunhão Espírita de Brasília realizou no domingo (24), às 20h, a tradicional Aula Inaugural do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE). Os cursos começaram na segunda-feira (25), com novidades em sua estrutura curricular.

O encontro, que tem por objetivo dar as boas-vindas aos novos e antigos alunos para o início de mais uma fase de estudos doutrinários, contou com a participação de estudantes, dirigentes, voluntários e do público em geral.

Com graciosa dose de humor, os alunos do ESDE apresentaram uma peça teatral baseada na obra “Conduta Espírita”, do espírito André Luiz, psicografada por Waldo Vieira.

As cenas foram cuidadosamente trabalhadas para apresentar as diversas atividades da Comunhão aos novos alunos, estimular o estudo doutrinário e incentivar a prática do amor cristão.

Semear em terra fértil       

A aula inaugural foi aberta pela coordenadora dos cursos da DED, Iara Paiva, com a leitura da Parábola do Semeador (Mateus, 13: 1-9), contida no Capítulo 17, item 5 do Evangelho Segundo o Espiritismo.

Ao dar as boas-vindas aos alunos, a dirigente fez um convite: “Que vocês sejam essa terra fértil para poder utilizar os ensinamentos da doutrina em suas vidas”, disse.  “Se vocês se dedicarem, aprenderão a ser mais felizes, porque a Doutrina é consoladora, ela indica o caminho”.

Iara observou que “os cursos do ESDE são uma escola para a vida; eles não dão diploma, mas dão os subsídios para a pessoa ser feliz, o que é muito mais importante para nossa evolução”.

Conhecimento: despertar da consciência         

A diretora da DED, Luciana Couto, também destacou a importância dos cursos do ESDE: “Eu acredito que só há um caminho para a evolução do espírito, o conhecimento”, disse, lembrando aos alunos novatos que a reforma íntima deve alicerçar todo esse processo.

A vice-presidente da Comunhão Espírita de Brasília, Maria Luiza Melo (Malu), deu as boas-vindas conclamando os alunos do ESDE a utilizarem o conhecimento da Doutrina Espírita para promover o autoconhecimento e a reforma íntima, tomando consciência de que somos 100% responsáveis por nossas ações.

Além do intelecto

“A felicidade que a gente busca e o amor que a gente tanto quer não vem de fora, está dentro de nós. E o trabalho [no bem] volta para vocês”, disse Malu, pedindo que os alunos não deixem o conhecimento da Doutrina Espírita limitar-se ao intelecto.

“Bem-vindos à nossa Casa. Aqui somos uma família que se ama, que se abraça, que chora junto, que reza junto”, concluiu, transmitindo uma sensação de acolhimento e aconchego aos recém-chegados.

Peça teatral   

Após as boas-vindas dos dirigentes, os personagens da peça teatral assumiram o comando do palco para apresentar as atividades da Comunhão Espírita aos novatos, bem como os valores espíritas baseados na fé em Deus, na imortalidade da alma, no aprimoramento moral e na prática do bem.

“Reformex”: convite à reforma íntima  

 Na plateia, o público absorvia atenciosamente as mensagens da peça teatral, em clima de descontração e divertindo-se com os personagens.

O convite à reforma íntima foi um dos pontos de maior descontração, quando os personagens apresentaram o Reformex, “remédio” que cura os males da alma, como raiva, tristeza e inveja; tem data de validade eterna; é 100% fluidificado e indicado inclusive para intolerantes.

A “bula” do remédio, em formato de marca-textos, trazia os componentes da fórmula: cápsulas de leituras edificantes, Evangelho no Lar, prática da caridade, perdão, amor ao próximo e muito mais.

Vila Cristã  

Durante a apresentação, os alunos do ESDE foram convidados também para conhecer a Vila Cristã — uma expansão da Comunhão Espírita de Brasília em Águas Lindas (GO) — e se engajar nas atividades da instituição.

No final da apresentação, foram distribuídos marca-textos com mais informações sobre o Reformex e uma mensagem do espírito Joanna de Ângelis sintetizando os deveres cristãos: respeitar e amar a vida, trabalhar pelo progresso, construir a felicidade, perseverar no bem e não fazer ao outro o que não deseja para si próprio.

Espíritas, instruí-vos!

A Aula Inaugural do ESDE nos convidou a refletir sobre a orientação do Espírito de Verdade (Capítulo VI, item 5 do Evangelho Segundo o Espiritismo):

“Espíritas! amai-vos, eis o primeiro ensinamento. Instruí-vos, eis o segundo[…]”.

Conheça a Diretoria de Estudos Doutrinários da Comunhão

Clique no link ao lado para saber mais sobre o ESDE:  Aula inaugural da DE será no dia 24 de fevereiro

O ESDE em números:

2.783 alunos

116 dirigentes

4 fases de estudos

32 turmas (8 em cada fase)

3 turnos oferecendo cursos em horários variados.

 Texto: Arlinda Carvalho

Fotos: Rafael Linhares

Leia mais notícias...

Você deve logar para postar um comentário.