Notícias sobre: ‘Eventos’

Evangelização de Crianças anuncia abertura de matrículas para 2019

domingo, janeiro 20th, 2019 9 views

Baixe este post em PDF



Profundas reflexões marcam comemoração pelos 58 anos da Comunhão

quinta-feira, janeiro 17th, 2019 117 views

Baixe este post em PDF

Na noite dessa quarta-feira (16), a Comunhão Espírita de Brasília (CEB) reuniu frequentadores da Casa, a diretoria atual e convidados para comemorar 58 anos desde a sua fundação. O encontro foi realizado no salão Bezerra de Menezes e teve início ao som da voz e violão do músico espírita Maycon Leal.

Presentes à mesa de honra o presidente e a vice-presidente da Comunhão, Adilson Mariz e Maria Luiza Melo, o vice-presidente da Federação Espírita de Brasília (FEB), Geraldo Campetti, a diretora de Atendimento Espiritual da CEB, Germana Carsten, a palestrante espírita e membro do Conselho Analice Thomaz, e a representante do Conselho Diretor Neuza Zapponi de Mello.

Maria Luiza abriu o evento agradecendo a todos os presentes, aos que acompanham a Comunhão pela TV e pela Rádio Comunhão, a todos aqueles que “assinam o livro de compromisso” com o trabalho na Casa espírita e, principalmente, à equipe que começou a pensar na Casa ainda na espiritualidade.

A reflexão sobre o Evangelho Segundo o Espiritismo foi feita por Germana Carsten, que recebeu o Capítulo 17 para leitura: “Um homem no mundo”. Germana lembrou que estamos no mundo para viver o mundo, e por sabermos que ele possui muitos apelos mundanos e fúteis, é por meio da Casa espírita que podemos colocar à prova o que são os valores nobres do sentir, e fazer uma escolha muito mais lúcida, pois ela nos lembra, em todas as suas atividades, os valores divinos em nosso coração.

Santificação e salvação

A leitura trouxe à tona o conceito da “santificação”. A diretora explicou que essa santificação não é a canonização como pensam os homens e citou a benfeitora Joanna de Ângelis ao explicar que se trata de olhar para as nossas próprias sombras. Ao lançarmos luz sobre elas, vamos nos transformado em verdadeiros cristãos, conforme a mensagem do mestre Jesus.

Acerca da salvação, Germana levou todos a refletir sobre os dias laboriosos e profícuos no bem. “Se queremos uma boa passagem para o mundo espiritual, que comecemos agora. Que vivamos no mundo sabendo escolher a natureza das coisas que fazemos e com quem convivemos”, disse.

Por fim, ela lembrou a grande máxima da Doutrina Espírita: “Fora da caridade não há salvação”, e clamou a todos para irem ao encontro daqueles em situação de carência e de infortúnios passageiros.

Em seguida, o presidente da Comunhão, Adilson Mariz, convidou a olhar para o Evangelho de Jesus e sua promessa de que enviaria outro Consolador. “O Consolador veio por meio das revelações que os espíritos superiores nos trouxeram. Quando passamos a conhecer a vida espiritual, nos é aberto o mundo dos espíritos”, ressaltou.

Ele explicou que a Doutrina Espreita nos mostra quem somos, de onde viemos e para onde vamos. E que nenhuma filosofia humana foi capaz de nos trazer a resposta até o advento do Consolador.

“Quando os espíritos nos revelam como funcionam as leis de Deus e como  interagimos com o Criador, passamos a entender que as dores são necessárias ao nosso aprendizado, fazem parte da nossa existência, porque nenhum aluno pode progredir se não for testado, passar de ano se não fizer a prova e for aprovado. Aqui estamos fazendo a prova. Precisamos dar o nosso testemunho. As provas de um são diferentes das dos outros. Inúmeras perguntas podem ser feitas. E essas e outras respostas são encontradas na Doutrina”, lembrou Adilson.

Estudo da Doutrina Espírita

Adilson ressaltou que o papel do centro espírita é trazer o estudo doutrinário. E que a Comunhão Espírita de Brasília realiza esse papel, orientada pela Federação Espírita Brasileira (FEB), que “soube grandiosamente dar um novo rumo ao estudo doutrinário ao criar o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE)”. “Quando passamos a estudar a Doutrina sistematicamente, a gente cresce. Esse estudo preenche lacunas a ponto de entendermos o que Deus espera de nós. O papel do centro espírita é levar o conhecimento a todo aquele que adentra a Casa, seja por meio de uma palestra ou do estudo sistematizado”.

“Temos que lembrar dos fundadores nesta noite em que a Comunhão Espírita de Brasília completa 58 anos. Tudo isso é resultado do trabalho daqueles que pensaram em criar um centro espírita em meados de 1960, quando os pioneiros que aqui chegaram sentiram a necessidade de um centro espírita. Ao retornarem de uma visita à Chico Xavier, em Uberaba, resolveram homenageá-lo e fundaram uma casa espírita. Então chamaram os seus, que compactuavam com o sentimento espírita que já vem dentro de nós.  O nome dado foi em homenagem à Comunhão Espírita da Uberaba, de Chico Xavier”, disse Adilson.

Ele lembrou que Dr. Bezerra de Menezes é o mentor da Comunhão Espírita de Brasília, reencarnado em 1831 com a missão de unificar a Doutrina Espírita, a qual surgiu apenas em 1854. “Ela [a Comunhão] já estava construída no plano dos espíritos. Em uma das visitas à Chico Xavier, ele disse que a Comunhão levaria a Doutrina Espírita para todo o planeta. E a comunhão é hoje considerada, em termos de movimento, um dos maiores centros em todo o planeta”.

De acordo com Adilson, a Comunhão chega hoje a mais de 84 nações. Para ele, a Casa é como uma universidade espírita, com mais de 3 mil alunos e turmas em todos os turnos. A Casa abre às 7h da manhã e fecha às 22h, mas ainda permanece 24h ininterruptas pela Rádio e pela TV. São 198 grupos mediúnicos com 3467 vagas de médiuns ocupadas.

“Conhecei a verdade e ela vos libertará”

“De que verdade Jesus falava?”, indagou Adilson. Ele explicou que a verdade é infinita, atendendo a inúmeras evoluções dos espíritos. “Cada um tem uma verdade de acordo com a própria evolução, por isso temos que estudar para conhecer a verdade de Cristo. Porque a nossa verdade é criada a partir da nossa mesquinhez. Por isso, temos que estudar e trabalhar. Não basta conhecê-la, mas torná-la consoladora, vivenciando a doutrina no nosso dia a dia. O conhecimento tem que ser vivenciado, colocado em prática”, enfatizou.

Adilson fez uma importante reflexão: “O que estou pensando, o que estou sentindo, para que esse pensamento e esse sentimento se transformem em ação? Como estou agindo? O planeta muda se eu mudar. As pessoas em minha volta verão minha mudança e me acompanharão. Não precisamos violar a fé do outro para falar de Jesus”.

Psicografia ressalta importância do amparo aos irmãos

Em mensagem psicografada, a equipe diretora já desencarnada da Comunhão pediu a todos disciplina no acolher amoroso e no abraço fraterno, como sustentação e amparo aos irmãos que procuram a Comunhão Espírita.

Leia a íntegra da mensagem:

16.01.2018

Aniversário da Comunhão

Caríssimos Confrades 

É com muita ternura que vos dirijo a minha doce palavra com primor e lisura.

Ser fiel a esta bendita instituição, é se sentir partícipe do projeto de edificação de um mundo novo sobre a face desta Terra de Promissão.

Se ontem estavamos a implementar a base desta instituição, hoje com a mesma alegria trabalhamos pela sua manutenção, manter com disciplina, o acolher amoroso, o abraço fraterno, ao que chega quase sem esperança.

Nossa tarefa deve ser sempre voltada ao trabalho de sustentação para que o nosso irmão não venha a cair mais uma vez.

Aqui nas paredes espirituais encontramos o amparo para a manutenção do equilíbrio.

Não tão somente o amparo ao preste a sucumbir, mas o maior primor do trabalho edificador,  que é a conservação da paz e harmonia para que os meus filhos do coração sintam-se amados e amparados a todos os instantes.

Contamos com cada um de nossos filhos para o cultivo da serenidade e do equilíbrio, vez que, é necessário que estejamos interligados a todos os instantes para melhor adequação do trabalho material ao espiritual.

A vocês a nossa confiança ante o trabalho que desenvolvem no cotidiano.

Contamos sempre com as vossas contribuições, sem jamais se esquecerem de Jesus.

Meus caríssimos companheiros de jornada, hoje em lados opostos, mas, sempre interligados, mantenhamos esta instituição, a casa do amparo em toda a sua magnânima expressão do amor.

Deixo-vos os nossos abraços fraternais de muita serenidade e equilíbrio.

Avante filhos da luz.

A equipe diretora desta casa já em outra dimensão.

Texto: Fernanda Pinheiro

Fotos: Vanessa Vieira

 

 



Confira os cursos disponíveis para quem possui ESDE e ESME

quinta-feira, janeiro 17th, 2019 125 views

Baixe este post em PDF

 

Cursos disponíveis para matrícula 1º semestre/2019 para quem possui ESDE e ESME completos:

Estudo Complementar (EC):

Estudos que proporcionam conhecimentos específicos sobre as Obras Básicas e Complementares da Doutrina Espírita. Os alunos são participantes ativos nos debates e estudos das obras. Pré-requisito: ESDE e ESME completos.

  • O Evangelho Segundo o Espiritismo: (2ª feira, 18h) – estudo detalhado de uma das principais obras da Doutrina Espírita.
  • Obras de André Luiz I: (5ª feira, 18h) – estudo dinâmico do livro Ação e Reação.
  • Obras de André Luiz II: (5ª feira, 20h) – estudo dos capítulos do livro Nos domínios da mediunidade.
  • A codificação e as escrituras: (5ª feira, 19:30h) – estudo das obras básicas de Kardec, comparadas com textos bíblicos.
  • Novo Testamento – Evangelhos sinóticos: (6ª feira, 19:30h) – estudo dos Evangelhos em paralelo com obras espíritas que abordam os ensinos de Jesus.
  • Espiritismo e as Escrituras: quinta feira 19:30h (curso novo)

Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita (ESADE):

Estudo e pesquisa de caráter crítico-investigativo e reflexivo de temas que correlacionam o Espiritismo com o Cristianismo, a Ciência, as religiões e outras temáticas e áreas do conhecimento. Utiliza referências espíritas e também científicas. Pré-requisito:  ESDE e ESME completos, disponibilidade e interesse em pesquisar, participação no encontro pré-ESADE.

  • Ciência e Espiritismo(5ª feira, 19:30h): estudo das evidências científicas relacionadas a temas espíritas, com foco no autoconhecimento, reforma íntima e fenômenos mediúnicos.
  • História do Cristianismo e Espiritismo(5ª feira, 19:30h): estudo histórico-científico do cristianismo, desde suas origens judaicas, até culminar no Espiritismo na França, abarcando seus desdobramentos no Movimento Espírita brasileiro.

Estudo Sistematizado do Passe:

Estudo teórico e prático que proporciona formação básica e atualização de voluntários para atendimento pelos serviços do Passe. Pré-requisito:  ESDE e ESME completos. Datas a confirmar.

Matrículas a partir de 28 de janeiro. Garanta sua vaga!

Maiores informações na Secretaria da DED (sala 100).



Sábado (19) tem Fala Mocidade com Germana Carsten: O jovem na Comunhão

quarta-feira, janeiro 16th, 2019 52 views

Baixe este post em PDF

O programa Fala Mocidade, da Mocidade Espírita da Comunhão, apresenta sua primeira edição neste sábado, dia 19 de janeiro, às 19h, no salão Bezerra de Menezes.

Dirigido aos jovens, porém aberto ao público em geral, o programa traz a trabalhadora espírita Germana Carsten para um bate papo descontraído com a plateia, que participa com perguntas e respostas.

O tema da noite é O jovem na Comunhão: o que a casa tem a oferecer.

O evento será transmitido ao vivo pela TV Comunhão e pelo canal da Comunhão no YouTube.



Inscrições para cursos da DED começam dia 28

terça-feira, janeiro 15th, 2019 299 views

Baixe este post em PDF

No próximo dia 28 começam as inscrições para o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita 1 (ESDE 1) e para o Curso de Passe. Os interessados poderão se matricular pelo site da Comunhão Espírita de Brasília. A aula inaugural acontecerá dia 24 de fevereiro, às 20h, no Auditório Bezerra de Menezes.

Não há pré-requisito para ingresso no ESDE1. Para as demais fases, a partir do ESDE 2, as matrículas são realizadas automaticamente, obedecendo ao critério de aprovação. Já para o Curso de Passe, é necessário ter concluído o Estudo Sistematizado da Mediunidade (ESME).

As transferências de outras Casas Espíritas ou retorno do aluno ao ESDE serão realizadas presencialmente na Secretaria da Diretoria de Estudos Doutrinários (DED), a partir de 30 de janeiro, das 14h às 21h.

Por Fernanda Pinheiro



Dr. Décio Iandoli, da AME Brasil e Internacional, faz palestras em Brasília dias 18 e 19

terça-feira, janeiro 15th, 2019 268 views

Baixe este post em PDF

Nos dias 18 e 19 de janeiro, o médico, presidente da Associação Médico-Espírita do Mato Grosso do Sul, vice-presidente da AME Internacional e coordendor médico do  departamento acadêmico da AME-Brasil, Décio Iandoli Junior, faz palestras em Brasília.

No dia 18, sexta, às 20h, o tema é A Dimensão Espiritual da Cura, no Centro Espírita O Consolador – Casa de Ismael, na 913 Norte.

No dia 19, sábado, às 14h30, o orador participa do Seminário Mediunidade e seus aspectos físicos, e às 18h30, realiza a palestra O cérebro triuno, título de seu livro. Ambos os eventos acontecem no Grupo Espírita Cristão A caminho da luz, em Sobradinho.