Notícias sobre: ‘Entrevistas’

Matrículas para os cursos a distância da Comunhão começam em 29 de julho

segunda-feira, julho 17th, 2017 849 views

Baixe este post em PDF

De 29 de julho a 7 de agosto tem início o período de matrículas nos cursos de educação a distância (EaD) da Comunhão. Os cursos referem-se ao estudo dos capítulos 7, 8, 9, 10 e 11  do Evangelho Segundo o Espiritismo (ESE), e serão realizados entre 12 de agosto e 2 de dezembro.

Ensino a Distância:  o aprendizado da doutrina espírita  

O coordenador do Núcleo de EaD da Diretoria de Estudos Doutrinários (DED), da Comunhão, professor Alaciel Almeida, tem planos de ampliação da atividade. Para isso, as voluntárias Ana Maria Medina e Míriam Auxiliadora Romanholli acabam de integrar a coordenação. “Ambas são espíritas de longa data, dedicadíssimas a seus esforços na reforma pessoal e estudiosas dos assuntos doutrinários, em especial do Evangelho Segundo o Espiritismo (ESE). Entre outros trabalhos na seara espírita, possuem grande experiência na tutoria de cursos EaD sobre o ESE”, explica o professor.

Treze anos de EaD

Os primeiros trabalhos sobre o estudo do Evangelho utilizando EaD foram iniciados em novembro de 2004, abrangendo duas linhas de ação: criação de um Sistema de Ensino a Distância com base na internet e estudo do Cap. 11 do ESE: Bem-aventurados os que são misericordiosos.

O Sistema de Ensino utiliza o ambiente Moodle para gerenciar cursos relativos a cada capítulo do ESE, em que o aluno conta com apoio de tutores. Cada curso tem a duração de 16 semanas e possui três etapas principais: estudo voltado para a compreensão do significado do que Kardec inseriu no capítulo; trabalho voltado à vivência prática dos conceitos evangélicos estudados (reforma íntima) e aprofundamento do que foi estudado na primeira etapa.

“O capítulo 11 foi escolhido para ser objeto do primeiro curso a partir de orientação espiritual, que indicou estar o mundo com grande necessidade de misericórdia, tal como estudada por Kardec: perdão, reconciliação e indulgência”, sublinha o professor Alaciel. A primeira turma desse curso foi realizada no 1º semestre de 2008. Até agora, foram realizadas 17 turmas, com mais de 800 concluintes.

Em seguida, também por orientação espiritual, foram elaborados os seguintes cursos:

– Cap. 7 – Bem-aventurados os pobres de espírito (9 turmas).

– Cap. 8 – Bem-aventurados os que têm puro o coração (6 turmas).

– Cap. 9 – Bem-aventurados os brandos e pacíficos (10 turmas).

– Cap. 11 – Amar o próximo como a si mesmo (primeira turma iniciada em 2017 com 38 participantes).

– Formação de Tutores para EAD (6 turmas. A sétima será realizada no 2º semestre de 2017.

Segundo o coordenador, o EaD já matriculou 3216 alunos. Contudo, o número de concluintes é de 1.383, o que corresponde a uma eficácia de 43%. “É um resultado coerente com as estatísticas mundiais de eficácia em EaD. Isso significa que muitos alunos (cerca de 57%) abandonaram o curso antes do término. Contudo, nossos mentores espirituais esclarecem que os cursos beneficiam até mesmo aqueles alunos que tiveram contato com o Evangelho apenas uma vez.

Vantagens e benefícios do ensino a distância

As principais vantagens do estudo do Evangelho em EaD são:

– Flexibilidade de espaço: o aluno pode estudar em sua casa, no trabalho, numa lanhouse, etc. Basta ter acesso a um computador e à internet. Assim, não é preciso se deslocar para um centro espírita, conseguir uma vaga, gastar com transporte.

– Flexibilidade de tempo:  como o curso fica disponível na internet 24 horas por dia e 7 dias por semana, o aluno pode estudar nos momentos em que dispõe de tempo. Assim, não há necessidade de ter um horário fixo e um dia fixo para estudar.

“Tenho sentido que aqueles alunos que se dedicam aos cursos conseguem rendimento comparável aos cursos presenciais em que sou dirigente. Mas, como em todos os cursos, presenciais ou a distância, há muita variação no rendimento. A meu ver, as principais causas de pouco rendimento na EaD são ligadas à necessidade de o aluno ter que se disciplinar para estudar e colocar em prática. Não basta apenas ler por alto os conteúdos. É preciso se esforçar para ler e, depois, praticar”, sublinha o professor Alaciel.

Indiscutivelmente, os maiores beneficiados pelos cursos EaD são os que  apoiam o estudo dos alunos, trabalhando como tutores e coordenadores.

Novos projetos

O Núcleo de EAD da Comunhão está contemplando diversas atividades novas, cada uma em um estado distinto de adiantamento. As principais atividades novas são:

– Projeto “Acelera EAD”: Dedicado ao desenvolvimento de novos cursos, prevendo a cobertura de todos os capítulos do ESE para o ano de 2020.

– Criação de cursos compactos abertos sobre o ESE/EAD: Nos cursos atuais, cada capítulo do ESE é estudado em 16 semanas (4 meses). Sem abandonar essa metodologia, está em estudo proposta para a criação de cursos compactos, sem duração definida, com matrícula automática e sem apoio de tutoria.

– Cursos em idiomas estrangeiros: Inglês,Espanhol, Francês, Esperanto. A meta é ter o primeiro desses cursos para oferecer no 2ºsem2018.

– Criação de um blog e um Canal no YouTube sobre pontos essenciais do ESE ou colaboração em blog e canal já existentes na Comunhão.

 Mensagem para os tempos difíceis

O professor Alaciel Almeida deixa a todos os que estudam a doutrina espírita a seguinte mensagem:

Caríssimas irmãs e irmãos,

Nos últimos tempo, temos visto muitas dificuldades, escândalos, maldades, crimes… tanto no Brasil, como no mundo. Será que podemos ajudar a melhorar essa situação? Certamente! Podemos colocar no mundo mais vibrações positivas, voltadas para o amor ao próximo pregado por Jesus. Para isso, é importante conhecer em detalhe o que ensinou o Cristo e fazermos um esforço para colocar esse ensinamento na prática de todos os dias, isto é, em nossa vida diária. Para conhecer esse ensinamento, tanto podemos fazer cursos em EaD como presenciais, assistir palestras (a Comunhão oferece um estudo seriado do ESE nas palestras das quintas-feiras, 20 horas), ou simplesmente ler e meditar sobre esse livro tão importante. Se desejar estudar utilizando os cursos em EaD, basta entrar no site da Comunhão e, na página principal, clicar no quadrinho EaD. É possível fazer sua inscrição para o segundo semestre de 2017. Que tal começar logo?

 

 

 



TV Comunhão: Erros, uma oportunidade de autotransformação

domingo, dezembro 11th, 2016 212 views

Baixe este post em PDF

No projeto Comunhão Inspira, o orador Jefferson Bellomo fala sobre como transformar erros em oportunidades de crescimento.

http://www.tvcomunhao.com.br/2016/11/comunhao-inspira-erros-uma-oportunidade-para-transformacao-jefferson-bellomo.html

 



Divaldo Franco e Haroldo Dutra falam ao vivo pelo facebook da FEB

quarta-feira, novembro 9th, 2016 302 views

Baixe este post em PDF



Divaldo dá entrevista ao Programa do Jô

sexta-feira, setembro 2nd, 2016 333 views

Baixe este post em PDF

O médium e orador espírita Divaldo Franco deu entrevista no dia 2 de setembro ao Programa Jô Soares. Abaixo, a transcrição de algumas falas de Divaldo ao apresentador.

“Sinto um prazer imenso de viver. O milagre da vida é a alegria de viver. Trabalhar, ter uma vida interior muito tranquila. Fazer uma viagem pra saber qual é o nosso objetivo na Terra, encontrar o significado existencial e não se abater na hora do problema. Problemas, todos nós os temos, e eles nos chegam como convite ao amadurecimento espiritual e moral.

A cura todos nós temos, por que é uma energia que nós possuímos, todos nós. Quantas vezes alguém chega até você, indisposta e aperta a mão, e você lhe transmite algo. Essa irradiação de simpatia, de alegria de viver é transmitida, como também de pessimismo. Uma pessoa chega, aperta-lhe a mão e transmite uma dor de cabeça. Então nós intercambiamos.

As atividades das curas para nós espíritas é muito relativa. A verdadeira cura é interior, por que não adianta curar-se de um mal de fora e num próximo período adquirir um outro mal. Se eu me melhoro eu não reflito qualquer enfermidade. Como diz a Organização Mundial de Saúde, não existem doenças, existem doentes, pessoas pré-dispostas às enfermidades.

A função do Espiritismo é guiar o indivíduo numa ética de sabedoria, torná-lo melhor, fazê-lo melhor. Fazer o indivíduo comum no meio de todos, porém diferente na conduta.

Nós vemos hoje a crise mundial. Não existe crise mundial, existe crise do indivíduo. Indivíduos vazios que perderam os objetivos essenciais. E esse indivíduo vazio se comunica com o outro e cria esse estado mórbido que todos estamos vivendo.

O lema do Espiritismo é a caridade, mas não somente a caridade de doar mas a caridade moral, de compreender os outros. Cada qual tem o direito de crer ou de não crer.

Eu respeito mais um ateu digno do que um religioso hipócrita.”

(Transcrição de autoria desconhecida)

Assista à entrevista: http://globoplay.globo.com/v/5277103

 

 

 



Depoimentos de quem ama com atitude

quinta-feira, setembro 1st, 2016 160 views

Baixe este post em PDF

Quem já fez trabalho voluntário sabe: na maior parte das vezes, o voluntário recebe muito mais do que doa. Vai ao trabalho com a intenção de levar ao assistido amor, compreensão, sabedoria e paz. Mas volta para casa surpreendido, com o coração cheio de sentimentos que mal sabia ser capaz de sentir. Quando amenizamos a dor de nosso irmão, realizamos uma ação de amor, que é um dever. Mas a misericórdia divina é tanta que, ao cumprir aquilo que nada mais é que nossa obrigação, somos afortunados com bênçãos inimagináveis. Revelam voluntárias do Grupo de Atendimento às Famílias da Diretoria de Promoção Social da Comunhão.

Voluntária Inês

“À medida que você oferece amor, recebe um amor ilimitado que as famílias podem passar. O voluntário vai conseguir mudar o eixo das suas preocupações. Ao invés da alegria mundana, vamos buscar alegria genuína, muito mais perene, que nos alimenta. Pode nos trazer paz no coração e a alegria de compartilhar, que é uma palavra que passa a ser frequente no vocabulário do voluntário.” – Inês Sarmet

“O aprendizado é o mais importante. A possibilidade de aprender com outros irmãos, de doar amor. Diante de nossas limitações, imperfeições e incapacidades ainda tão latentes, a gente tem a oportunidade de exercer algo que pensamos estar fazendo pelo outro, mas, na verdade, estamos fazendo por nós.” – Jamile Calado



Veja a entrevisa de Neuza Zapponi no Espiritismo em Foco

quarta-feira, agosto 17th, 2016 239 views

Baixe este post em PDF

Na entrevista, Neuza Zapponi fala sobre o Projeto Vida e o desenvolvimento ético-moral na busca da evolução espiritual.