Notícias sobre: ‘Entrevistas’

Quer conhecer mais sobre a literatura espírita?

segunda-feira, agosto 14th, 2017 60 views

Baixe este post em PDF

A literatura espírita é fonte de conhecimento da Doutrina e de mensagens que harmonizam, inspiram e ensinam valores morais para a vida e o enfrentamento dos problemas do cotidiano.

No programa Papo Espírita da Rádio Comunhão, a equipe formada por Oda Paula, Telma e Ana Cristina entrevista a gerente da Livraria Mário Araújo Carvalho, Bianca Carsten.

No bate papo, temas como a origem da Livraria da Comunhão, seu acervo, a importância da literatura espírita na vida das pessoas e muitas sugestões de leitura para os ouvintes.

Ouça o Papo Espírita no link abaixo. Uma produção da Rádio Comunhão Espírita de Brasília.

https://soundcloud.com/papoespirita2/papo-espirita-ed-07-leitura-espirita-e-livraria-mario-carvalho



Assista ao programa de estreia do Conversando com Mayse: Trazendo seu amor de volta

quinta-feira, agosto 10th, 2017 51 views

Baixe este post em PDF



Programa Conversando com Mayse estreia nesta segunda (7) com o tema Trazendo seu amor de volta

segunda-feira, agosto 7th, 2017 314 views

Baixe este post em PDF

A médium e palestrante espírita Mayse Braga estreia, no próximo dia 7 de agosto, às 21h15, um programa semanal com participação do palestrante  Jack Darsa e mediação da jornalista Waleska Maux. Produzido e veiculado pela Rádio Comunhão de Brasília, o programa será transmitido também em vídeo pelo YouTube.

Conversando com Mayse é um bate-papo descontraído com a médium, com reflexões sobre a questão espiritual e emocional do ser humano e a compreensão de cada um diante dos desafios da vida. ‘Trazendo seu amor de volta’ é o tema do primeiro bate-papo, quando Mayse falará sobre a questão do autoamor e a fundamental capacidade de amar a si mesmo.

O programa irá ao ar toda segunda-feira, às 21h15, com reprises no mesmo horário às quartas e sextas-feiras, através do Rádio Comunhão na internet. E na quarta-feira (10), o formato em vídeo será publicado no canal da Comunhão Espírita de Brasília no YouTube.

Acompanhe pelos links abaixo, que podem ser adicionados aos Favoritos do seu navegador.

http://www.radiocomunhao.com.br/

https://www.youtube.com/user/comunhaoespirita1

Sugestões e perguntas podem ser enviadas para mayse.radio@gmail.com

Por Waleska Maux.



Erasmo Cravo: Caridade é a pratica do bem que mais chama a atenção

quarta-feira, agosto 2nd, 2017 415 views

Baixe este post em PDF

O velório em homenagem a Erasmo Cravo, realizado na tarde da última terça-feira (1º) no salão Bezerra de Menezes da Comunhão, foi marcado pela sensação de respeito e gratidão ao fundador da Casa.

Entrevista concedida à Diretoria de Promoção Social da Comunhão Espírita de Brasília.

Em dezembro de 2015, a Diretoria de Promoção Social (DPS) da Comunhão entrevistou Erasmo Cravo, um trabalhador incansável da doutrina espírita e um dos fundadores da Comunhão. A intenção era começar a documentar, por meio de entrevistas, o depoimento de pessoas que iniciaram o trabalho de promoção social espírita na Comunhão e ele foi o primeiro.

Erasmo Cravo, mesmo acamado e com os movimentos restritos, demonstrou muito espiritualidade e que trazia fresco na memória fatos dos primeiro anos da Comunhão. Ele veio de uma família que era espírita, filho de Maria Modesto, fundadora do Sanatório Espírita de Uberaba, personalidade muito próxima de Chico Xavier. “Eu nasci na doutrina. Minha mãe era uma senhora muito idosa quando nasci, mas ela me dizia que era uma benção ter-me junto dela. Minha ligação com ela é espiritual e vêm de muitos séculos. Para mim, é uma satisfação saber que tive todas essas oportunidades de estarmos juntos. Tenho lido livros sobre a vida espiritual dela”, rememorando.

Seu Erasmo, como era conhecido, contou que fez parte do grupo que criou o Nosso Lar – hoje Sociedade Cristã Maria e Jesus “Nosso Lar” -, juntamente com o Mário Carvalho, fundador da Comunhão, D. Irene Carvalho , Júlio Capilé, Laís Capilé entre outros. “Todo domingo eu visitava o Nosso Lar. Foi uma coisa abençoada. Tinha programação e as criancinhas ficavam com uma alegria muito grande quando o pessoal chegava por lá”, contou ao confessar que realizou um sonho ao participar da criação de algo como o Nosso Lar.

Com a criação da Comunhão, nasceu também o trabalho social com a campanha do quilo e de visitação aos necessitados. “Caridade é a prática do bem, que está entre as recomendações de Jesus e que, entre todas, é a que chama mais a atenção”, afirmou Seu Erasmo.

Ele contou que os grupos recolhiam alimentos nas casas da W-3 Sul aos domingos e, quando enchiam dois e até três caminhões, distribuíam os alimentos no Gama, Sobradinho, Taguatinga, em várias favelas onde hoje é a Ceilândia e no Núcleo Bandeirante, na Invasão do Ipê. “Acho importante distribuir o alimento, naturalmente pelas condições financeiras. O alimento era muito caro e hoje continua. A ação era muito coordenada. As pessoas não tinham condição de ir à Comunhão, então em determinados dias fazíamos as famosas visitas. Dava um trabalho danado porque tudo era muito distante, mas tudo era feito com muita harmonia. Ninguém podia falta, porque causava um problema Hoje melhorou muito, né, colocou muita gente para trabalhar”, disse Seu Erasmo.

As visitas aos necessitados sempre se iniciavam com uma oração e terminava com uma prece, além de cantos como “A canção da Alegria Cristã”. Possivelmente envolvido em suas lembranças, surpreendentemente Erasmo Cravo começou a cantarolar: “Somos companheiros, amigos irmãos, que vivem alegres pensando no bem, a nossa alegria é de bons Cristãos, não ofende a Jesus nem fere a ninguém, a nossa alegria é bem do Evangelho (…)”.

Falando de sonhos, ele disse que pessoalmente não carregava nenhum e completou dizendo que apenas “tenho sonho do espiritismo evoluir, aumentar mais e criar lá fora um movimento grande da doutrina, mas isto é só com o tempo para ter esta conquista. Para evoluir espiritualmente, as pessoas precisam continuar estudando o Evangelho segundo o Espiritismo e os livros da doutrina”, disse pensativo este incansável trabalhador.

 



Matrículas para os cursos a distância da Comunhão começam em 29 de julho

segunda-feira, julho 17th, 2017 878 views

Baixe este post em PDF

De 29 de julho a 7 de agosto tem início o período de matrículas nos cursos de educação a distância (EaD) da Comunhão. Os cursos referem-se ao estudo dos capítulos 7, 8, 9, 10 e 11  do Evangelho Segundo o Espiritismo (ESE), e serão realizados entre 12 de agosto e 2 de dezembro.

Ensino a Distância:  o aprendizado da doutrina espírita  

O coordenador do Núcleo de EaD da Diretoria de Estudos Doutrinários (DED), da Comunhão, professor Alaciel Almeida, tem planos de ampliação da atividade. Para isso, as voluntárias Ana Maria Medina e Míriam Auxiliadora Romanholli acabam de integrar a coordenação. “Ambas são espíritas de longa data, dedicadíssimas a seus esforços na reforma pessoal e estudiosas dos assuntos doutrinários, em especial do Evangelho Segundo o Espiritismo (ESE). Entre outros trabalhos na seara espírita, possuem grande experiência na tutoria de cursos EaD sobre o ESE”, explica o professor.

Treze anos de EaD

Os primeiros trabalhos sobre o estudo do Evangelho utilizando EaD foram iniciados em novembro de 2004, abrangendo duas linhas de ação: criação de um Sistema de Ensino a Distância com base na internet e estudo do Cap. 11 do ESE: Bem-aventurados os que são misericordiosos.

O Sistema de Ensino utiliza o ambiente Moodle para gerenciar cursos relativos a cada capítulo do ESE, em que o aluno conta com apoio de tutores. Cada curso tem a duração de 16 semanas e possui três etapas principais: estudo voltado para a compreensão do significado do que Kardec inseriu no capítulo; trabalho voltado à vivência prática dos conceitos evangélicos estudados (reforma íntima) e aprofundamento do que foi estudado na primeira etapa.

“O capítulo 11 foi escolhido para ser objeto do primeiro curso a partir de orientação espiritual, que indicou estar o mundo com grande necessidade de misericórdia, tal como estudada por Kardec: perdão, reconciliação e indulgência”, sublinha o professor Alaciel. A primeira turma desse curso foi realizada no 1º semestre de 2008. Até agora, foram realizadas 17 turmas, com mais de 800 concluintes.

Em seguida, também por orientação espiritual, foram elaborados os seguintes cursos:

– Cap. 7 – Bem-aventurados os pobres de espírito (9 turmas).

– Cap. 8 – Bem-aventurados os que têm puro o coração (6 turmas).

– Cap. 9 – Bem-aventurados os brandos e pacíficos (10 turmas).

– Cap. 11 – Amar o próximo como a si mesmo (primeira turma iniciada em 2017 com 38 participantes).

– Formação de Tutores para EAD (6 turmas. A sétima será realizada no 2º semestre de 2017.

Segundo o coordenador, o EaD já matriculou 3216 alunos. Contudo, o número de concluintes é de 1.383, o que corresponde a uma eficácia de 43%. “É um resultado coerente com as estatísticas mundiais de eficácia em EaD. Isso significa que muitos alunos (cerca de 57%) abandonaram o curso antes do término. Contudo, nossos mentores espirituais esclarecem que os cursos beneficiam até mesmo aqueles alunos que tiveram contato com o Evangelho apenas uma vez.

Vantagens e benefícios do ensino a distância

As principais vantagens do estudo do Evangelho em EaD são:

– Flexibilidade de espaço: o aluno pode estudar em sua casa, no trabalho, numa lanhouse, etc. Basta ter acesso a um computador e à internet. Assim, não é preciso se deslocar para um centro espírita, conseguir uma vaga, gastar com transporte.

– Flexibilidade de tempo:  como o curso fica disponível na internet 24 horas por dia e 7 dias por semana, o aluno pode estudar nos momentos em que dispõe de tempo. Assim, não há necessidade de ter um horário fixo e um dia fixo para estudar.

“Tenho sentido que aqueles alunos que se dedicam aos cursos conseguem rendimento comparável aos cursos presenciais em que sou dirigente. Mas, como em todos os cursos, presenciais ou a distância, há muita variação no rendimento. A meu ver, as principais causas de pouco rendimento na EaD são ligadas à necessidade de o aluno ter que se disciplinar para estudar e colocar em prática. Não basta apenas ler por alto os conteúdos. É preciso se esforçar para ler e, depois, praticar”, sublinha o professor Alaciel.

Indiscutivelmente, os maiores beneficiados pelos cursos EaD são os que  apoiam o estudo dos alunos, trabalhando como tutores e coordenadores.

Novos projetos

O Núcleo de EAD da Comunhão está contemplando diversas atividades novas, cada uma em um estado distinto de adiantamento. As principais atividades novas são:

– Projeto “Acelera EAD”: Dedicado ao desenvolvimento de novos cursos, prevendo a cobertura de todos os capítulos do ESE para o ano de 2020.

– Criação de cursos compactos abertos sobre o ESE/EAD: Nos cursos atuais, cada capítulo do ESE é estudado em 16 semanas (4 meses). Sem abandonar essa metodologia, está em estudo proposta para a criação de cursos compactos, sem duração definida, com matrícula automática e sem apoio de tutoria.

– Cursos em idiomas estrangeiros: Inglês,Espanhol, Francês, Esperanto. A meta é ter o primeiro desses cursos para oferecer no 2ºsem2018.

– Criação de um blog e um Canal no YouTube sobre pontos essenciais do ESE ou colaboração em blog e canal já existentes na Comunhão.

 Mensagem para os tempos difíceis

O professor Alaciel Almeida deixa a todos os que estudam a doutrina espírita a seguinte mensagem:

Caríssimas irmãs e irmãos,

Nos últimos tempo, temos visto muitas dificuldades, escândalos, maldades, crimes… tanto no Brasil, como no mundo. Será que podemos ajudar a melhorar essa situação? Certamente! Podemos colocar no mundo mais vibrações positivas, voltadas para o amor ao próximo pregado por Jesus. Para isso, é importante conhecer em detalhe o que ensinou o Cristo e fazermos um esforço para colocar esse ensinamento na prática de todos os dias, isto é, em nossa vida diária. Para conhecer esse ensinamento, tanto podemos fazer cursos em EaD como presenciais, assistir palestras (a Comunhão oferece um estudo seriado do ESE nas palestras das quintas-feiras, 20 horas), ou simplesmente ler e meditar sobre esse livro tão importante. Se desejar estudar utilizando os cursos em EaD, basta entrar no site da Comunhão e, na página principal, clicar no quadrinho EaD. É possível fazer sua inscrição para o segundo semestre de 2017. Que tal começar logo?

 

 

 



TV Comunhão: Erros, uma oportunidade de autotransformação

domingo, dezembro 11th, 2016 223 views

Baixe este post em PDF

No projeto Comunhão Inspira, o orador Jefferson Bellomo fala sobre como transformar erros em oportunidades de crescimento.

http://www.tvcomunhao.com.br/2016/11/comunhao-inspira-erros-uma-oportunidade-para-transformacao-jefferson-bellomo.html