Notícias sobre: ‘Matérias’

As lições de Chico Xavier e Allan Kardec contadas por Mayse Braga e Marcel Souto Maior          

sexta-feira, abril 19th, 2019 274 views

Baixe este post em PDF

 

 

 

No domingo (21), a Comunhão Espírita de Brasília preparou uma programação especial para os frequentadores da Casa e todas as pessoas interessadas em cultivar o bem e aprender com os exemplos de amor e caridade deixados por  Allan Kardec e Chico Xavier.

Às 18 horas, no salão Bezerra de Menezes, a palestrante Mayse Braga e o jornalista e escritor Marcel Souto Maior – autor das biografias do médium mineiro e do  decodificador da Doutrina Espírita – estarão na Comunhão para falar sobre “As lições de Chico Xavier e Allan Kardec”.

Com experiências de vida e perfis diferentes, os dois palestrantes imprimirão aos seus relatos sentimentos e emoções que impactaram suas vidas – e a de milhares de pessoas que descobriram o valioso legado deixado por esses dois expoentes do espiritismo.

Com boa dose de humor, característica marcante de Mayse, e com o rigor (ao mesmo tempo científico e lírico) do escritor Marcel, as lições de Kardec e Chico contadas por eles levarão todos a refletir.

Após a exposição, haverá uma seção de perguntas e respostas com os palestrantes.

Confira trechos da entrevista concedida à Comunhão pelo jornalista, escritor e roteirista Marcel Souto Maior:

No domingo (21/4), você e Mayse Braga estarão na Comunhão Espírita de Brasília para falar sobre “As lições de Chico Xavier e Allan Kardec”. Poderia nos adiantar como será esse duo?

Marcel Souto Maior – No domingo terei o prazer de estar com Mayse de novo, na Comunhão Espírita, que é uma Casa muito importante para mim. Eu contarei algumas histórias; a Mayse contará outras, baseadas em sua convivência incrível com o universo espírita. Então iremos costurar esses nossos testemunhos para tentar levar aos frequentadores da Comunhão Espírita um pouco de Chico e um pouco de Kardec, que eles já conhecem tão bem.

O que mais o impactou, na sua vida pessoal e profissional, ao se dedicar aos estudos da obra e vida de Chico Xavier e Alan Kardec?

Marcel –  Acho que foi a percepção de que precisamos cuidar muito dessa nossa passagem por aqui [no Planeta Terra]. Na verdade, nós precisamos estar mais atentos ao outro. Com certeza, o contato com as histórias de Chico e de Kardec me tornaram uma pessoa menos egoísta. E eu digo isso modestamente, mas é verdade. Tem duas frases de Chico que me marcaram muito.

Uma vez eu perguntei para ele: “Chico, por que você não aceita reverter uma pequena parcela dos direitos autorais de seus livros  para  sua obra filantrópica? assim você não precisaria tanto das doações de suas campanhas beneficentes”.

Aí ele respondeu: olha, os livros não me pertencem, eu não escrevi nada; eles, os espíritos escreveram. Depois ele parou um pouquinho e falou assim: e graças a Deus aprendi a viver apenas com o necessário.

 Eu acho que essa frase é muito forte, porque muitas vezes a gente se perde correndo atrás de necessidades que não são reais. E o tempo que a gente perde com isso, e o quanto a gente se frustra nessa busca […].

Agora eu tomo muito mais cuidado com o que faço do meu tempo; eu tomo mais cuidado com o outro. O contato com a trajetória desses dois missionários, na verdade, me trouxe esse ganho.

 

Da sua convivência pessoal com Chico, qual o fato ou a situação que mais o marcou?

Marcel – O impressionante em  Chico era a maneira amorosa, afetuosa como ele tratava todo mundo que dele se aproximava.  As pessoas chegavam, beijavam a mão do Chico e ele retribuía, beijando a mão da pessoa também. Tinha uma paciência que parecia infinita, imensa, e essa frase sábia: graças a Deus aprendi a viver apenas com necessário.

Certa vez ouvi um fazendeiro ao lado dele dizer: “olha, Chico, não sei o que está acontecendo comigo, porque eu tenho o que você imaginar; tenho uma família maravilhosa; tenho dinheiro pra fazer o que eu quiser e na hora que desejar; posso viajar para onde eu quiser, a qualquer hora do dia; eu tenho tudo, mas eu sou muito infeliz”.

A impressão que eu tive foi a de que o fazendeiro esperava alguma resposta mágica […]. E Chico respondeu: o que falta ao senhor é a alegria do outro, a alegria de fazer bem ao outro.

Essa resposta mostrou que aquele fazendeiro estava muito desconectado dos valores que realmente importam. É a sabedoria de Chico. Ela me acende luzes em alguns momentos da vida.

Você também estará presente no 5º Congresso Espírita do Distrito Federal, que acontecerá de 19 a 21 de abril, no Centro de Convenções de Brasília, com o tema: Eu e Deus, como estamos? Qual será sua participação no encontro?

Marcel – Eu vou participar de uma mesa com o diretor Wagner de Assis [diretor dos filmes “Nosso Lar” e “Kardec”]. Nós iremos apresentar um trailer do filme “Kardec’, que estreia nas bilheterias dia 16 de maio, e falar um pouco sobre a cinebiografia de Kardec. Depois irei participar de uma entrevista com Saulo Gomes [jornalista e escritor, autor do livro “As Mães de Chico Xavier”], que é uma referência muito importante para mim.

Irei contar o que eu aprendi com Chico e Kardec e relatar fenômenos que vivi (e que de vez em quando compartilho com público). Falarei  também sobre o que mudou em mim nesses anos de tanto estudo e tanta escrita sobre os dois.

Vai ser um mergulho nesse universo que é tão importante para mim. E acho que será importante para muita gente depois que o filme “Kardec” for às telas, em 16 de maio.

Anote em sua agenda:

“As lições de Chico Xavier e Allan Kardec”

Palestrantes: Mayse Braga e Marcel Souto Maior

 Data: Domingo (21/4), às 18 h

Local: Comunhão Espírita de Brasília (Salão Bezerra de Menezes)

Texto: Arlinda Carvalho

 



AME faz palestra sobre o valor da prece na saúde (11)

quinta-feira, abril 4th, 2019 190 views

Baixe este post em PDF

Como parte do projeto Introdução aos Fundamentos do Paradigma Médico-Espírita, a AME-DF realiza no dia 11 de abril, a palestra Pensamento e Vontade: Atributos do Ser  Espiritual. O valor da prece na saúde.

Conduzida por Arandir Calheiros, a palestra acontece às 20h,  na sala 203 da Comunhão Espírita, com entrada franca.

Não há transmissão ou gravação pela TV e Rádio Comunhão.



Caminhando com Jesus: Existe fatalidade nos acontecimentos da vida?

quinta-feira, março 28th, 2019 252 views

Baixe este post em PDF



Protagonizado por Leonardo Medeiros, ‘Kardec’ ganha trailer e cartaz

terça-feira, março 19th, 2019 297 views

Baixe este post em PDF

FILME QUE ESTREIA EM 16 DE MAIO TEM CENAS FILMADAS EM PARIS E É BASEADO NA BIOGRAFIA ESCRITA POR MARCEL SOUTO MAIO.

Acaba de ser divulgado o cartaz e o trailer da cinebiografia “Kardec”. As cenas mostram o cético professor Rivail, apaixonado pelo conhecimento científico, em sua jornada para entender a origem das mensagens que lhe são enviadas através de diferentes médiuns. Em plena Paris do século XIX, ele investiga o fenômeno das mesas girantes até se tornar o codificador da doutrina espírita e assumir o pseudônimo Allan Kardec.

Dirigido por Wagner de Assis (“Nosso Lar”, “Menina Índigo”), o longa é baseado no livro “Kardec – A Biografia”, de Marcel Souto Maior. Leonardo Medeiros é Allan Kardec e Sandra Corveloni (vencedora do prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes) vive sua esposa, Amélie-Gabrielle Boudet. A produção é da Conspiração (“2 Filhos de Francisco”, “Gonzaga – de Pai Pra Filho”, “Lope”) e a distribuição da Sony Pictures Entertainment. Com roteiro de Wagner de Assis e L.G. Bayão (“Irmã Dulce”, “Heleno” e “Minha Fama de Mau”), “Kardec” estreia no circuito nacional de cinema no dia 16 de maio.

Completam o elenco Guilherme Piva (Didier), Genézio de Barros (Padre Boutin), Guida Vianna (Madame De Plainemaison), Julia Konrad (Ruth-Celine), Charles Fricks (Charles Baudin), Licurgo Espinola (Sr. Babinet), Letícia Braga (Julie), Júlia Svacinna (Caroline), Dalton Vigh (Sr. Dufaux) e Louise D’Tuani (Ermance Dufaux) Para imagens do filme: http://www.agenciafebre.com.br/imagens-4. Para assistir ao trailer: https://youtu.be/NNx18oNcxH8.

Para agenda palestras com o diretor Wagner de Assis e com o autor Marcel Souto Maior: magalibischoff@zookcomunicacao.com ou pelo WhatsApp +55 (11) 98912-9798. Zook Comunicação.

Trailer

Sinopse

Leonardo Medeiros é o protagonista Hyppolite Léon Denizard Rivail – reconhecido depois como Allan Kardec -, o educador francês nascido em 1804 que codificou o espiritismo a partir de 1857. A produção tem ainda no elenco nomes como Sandra Corveloni (Amélie-Gabrielle Boudet), Guilherme Piva (Didier), Genézio de Barros (Padre Boutin), Guida Vianna (Madame De Plainemaison), Julia Konrad (Ruth-Celine), Charles Fricks (Charles Baudin), Licurgo Espinola (Sr. Babinet), Letícia Braga (Julie), Júlia Svacinna (Caroline), Dalton Vigh (Sr. Dufaux) e Louise D’Tuani (Ermance Dufaux). O roteiro de Wagner de Assis e L.G. Bayão (“Irmã Dulce”, “Heleno” e “Minha Fama de Mau”) e Wagner de Assis acompanha a trajetória de Kardec desde o período em que atuava como educador, passando pela investigação dos fenômenos, pelo processo de codificação da doutrina espírita, até a publicação e repercussão de “O Livro dos Espíritos”.

Sobre a Conspiração

A Conspiração é uma das maiores produtoras independentes do Brasil. Cria e produz conteúdos para Cinema, Publicidade, TV e Streaming/OTT, Branded Content, Serviços Digitais, Mídias Sociais, Arte e Música. Com 36 títulos de longas lançados e mais de 100 horas de programação de TV produzidas por ano, tem 6 indicações ao Emmy International por séries como “A Mulher Invisível” (TV Globo), “Um Contra Todos” (Fox Channel) e “Mandrake” (HBO) – vencendo com a primeira o maior prêmio da TV mundial. Outras produções de destaque são as séries “Sob Pressão” (TV Globo), Detetives do Prédio Azul (Gloob), “Magnífica 70” (HBO) e Desnude (GNT). Com produções cinematográficas distribuídas no Brasil e no exterior por empresas como Sony Pictures, Warner Bros, Disney, Paramount, Fox e Universal Pictures, já participou de todos os maiores festivais do mundo, incluindo Cannes, Berlim, Veneza, Toronto e Sundance. É responsável por grandes sucessos como “Vai que Cola – O Filme”, “A Mulher Invisível”, “Gonzaga” e “Casa de Areia”, além de “Eu Tu Eles” e “2 Filhos de Francisco”, que foram a indicação oficial do Brasil ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Criou o primeiro núcleo formado apenas por mulheres dentro de uma produtora brasileira de audiovisual: a multiplataforma Hysteria.

Sobre Wagner de Assis

Wagner de Assis, carioca, 48, é diretor, roteirista e produtor. Responsável pelos longas A Cartomante, Nosso Lar e A Menina Índigo, e os documentários Os Transgressores, Que Geração é essa?. Foi autor de séries para TV como Rondon, o grande-chefe e de novelas como Além do Tempo e Espelho da Vida, da TV Globo. É responsável pela empresa Cinética Filmes, fundada em 1997.

Sobre a Sony Pictures Entertainment

A Sony Pictures Entertainment (SPE) é uma subsidiária da Sony Corporation of America, uma subsidiária da japonesa Sony Corporation. As operações globais da SPE abrangem produção, aquisição e distribuição de filmes em cinema, home entertainment, televisão e mídias digitais; uma rede global de canais; operação de estúdio, desenvolvimento de novos produtos audiovisuais, serviços e tecnologias. Tudo isto representa a distribuição de entretenimento em mais de 140 países.

Com presença marcante no mercado nacional, a Sony Pictures distribuiu e/ou coproduziu no Brasil, 22 dos 25 filmes nacionais lançados na década de 90, momento da retomada. Em 2018, através do investimento em inúmeras produções, apostando em novos talentos e diferentes gêneros ao longo dos últimos anos, a Sony chega à marca de mais de 60 filmes nacionais distribuídos e/ou coproduzidos, entre eles: Deus é Brasileiro, O Auto da Compadecida, Carandiru, Cazuza, 2 Filhos de Francisco, Meu Nome Não é Johnny, Chico Xavier, Xingu, Tainá, Confissões de Adolescente e Um Tio Quase Perfeito.



Jornal Libertação aborda a temática da Mediunidade (leia on-line)

quinta-feira, fevereiro 28th, 2019 207 views

Baixe este post em PDF

A Assessoria de Comunicação Social da Comunhão Espírita acaba de lançar a edição nº 18 do Jornal Libertação. Com 31 anos de circulação, o periódico trimestral aborda na edição atual a temática da Mediunidade em cada um de nós.

As edições impressas são distribuídas na própria Comunhão, mas você pode ler a versão on-line no link abaixo.

file:///C:/Users/Guest/Downloads/jornal_libertacao_janeiro_2019.pdf



Inscreva-se no Curso de Leitura e Escrita para Adultos

sexta-feira, fevereiro 15th, 2019 222 views

Baixe este post em PDF

O curso de Leitura e Escrita para Adultos está com inscrições abertas para os interessados em desenvolver habilidades de leitura e escrita, independente do nível de escolaridade. Inscrições e aulas: segundas e quintas feiras a partir do dia 18 de fevereiro de 2019. Local: Sala 19 (atrás do Auditório Eurípedes Barsanulfo).

O ensino será individualizado, atendendo às necessidades de cada um. Diversos temas serão abordados ao longo do ano, sempre ilustrando as suas aplicações ao cotidiano, sendo variadas as técnicas de ensino.

Além do aprendizado, a participação no Grupo de Leitura e Escrita para Adultos, que substitui o tradicional Curso de Alfabetização, traz oportunidades de socialização, elevação da autoestima e autoconfiança.

O Curso de Leitura e Escrita para Adultos é gratuito e ministrado por voluntários em sala cedida pela Comunhão Espírita de Brasília, localizada na L2 Sul, Quadra 604, Lote 27 – Brasília/DF.

Serviço:

Curso de Leitura e Escrita para Adultos
Inscrições: segundas e quintas feiras a partir do dia 18 de fevereiro de 2019,
Local: Sala 19 (atras do Auditório Eurípedes Barsanulfo,
Público Alvo: Adultos analfabetos, semi-alfabetizados, ou com dificuldades em leitura e escrita.

Fonte: Equipe de Comunicação Social da Diretoria de Promoção Social – Comunhão